.jpg)
Jornalista, professor e advogado. Nasceu em Tibagi, Estado do Paraná, em 31 de março de 1903 e faleceu em Maringá no dia 28 de novembro de 1966.
Quanto a sua infância, ate os 5 anos de idade era uma criança muito esperta, e nesta idade apanhou paralisia infantil, ficando 2 anos de cama e depois se recuperou, parcialmente. Tinha defeito na espinha e usava colete corretor. Ficou sem jogo na perna esquerda.
Concluiu o curso ginasial no Ginásio Iguaçu em Curitiba e formou-se normalista em 1938 na Escola de Professores de Ponta Grossa, lecionando ao mesmo tempo na Escola dos Ferroviários em Vila Oficinas.
Formou-se em Direito pela Universidade do Paraná no ano de 1941 e passou a lecionar e advogar em Imbituva, onde era diretor do Grupo Escolar Dr. franco Vale.
Em 1943 transferiu sua residência para Guarapuava; morou um ano no Hotel Central, logo depois passou a residir na antiga Rua Silva Jardim, hoje, Getúlio Vargas esquina com a Rua Guaíra onde morou 8 anos. Veio para esta cidade como diretor do Grupo Escolar Visconde de Guarapuava, onde lecionava também sua esposa, D. Alíria Bastos Martins. Foi o instalador e o primeiro diretor do Ginásio Estadual Manoel Ribas, e o primeiro diretor da Escola Normal Secundária.
Francisco Carneiro Martins possuía uma personalidade marcante, muito calmo, inteligente, equilibrado e uma ótima capacidade de comunicar-se.
Era magistrado em Desenho; substituía professores de qualquer disciplina quando algum deles faltava. Suas férias no Magistério eram muito reduzidas.
Durante 17 anos residiu em Guarapuava, exercendo também a profissão de advogado, e em junho de 1960 mudou-se para Curitiba, deixando muitos amigos nessa cidade, que ele tanto amava.
O primeiro hotel em Maringá pertenceu a ele. (Hotel Maringá - na Avenida Central).
Faleceu em Maringá, vitimado por trombose em 1966.
|